Aqui mostro entre a rodilha feita com um pano enrolado
Estas rodilhas ou sogras como se chamavam por aqui foram feitas pela tia Zézita , uma tia do meu marido que vive por Casegas uma aldeia no sopé da Serra da Estrela, mas a pedido da A SALOIA http://saloia.blogspot.com aqui vos estou a mostrar.
RODILHA - pano enrolado em forma de coroa e usado na cabeça para a proteger do peso da bacia ou do cântaro ao mesmo tempo que ajuda a equlibrar estes recipientes. Da forma como se faz a rodilha depende a sua eficácia. Uma rodilha mal feita deslaçava e se a lavadeira não fosse ladina deixava cair a bacia ao chão. Para fazer uma rodilha colocam-se os dedos da mão abertos mantendo-se segura, com o polegar, a ponta do pano, a outra ponta solta é enrolada entre os dedos indicador e mindinho. O anelar não pode ficar preso pois é com ele que se prende a ponta solta.
Mas em termos de humor se quizer a explicação de um internauta na relação RODILHA/SOGRA encontrei-a aqui http://sol.sapo.pt/blogs/amonium/archive/2006/09/18/Socras.aspx
5 comentários:
Ai que linda tu estás!
Essa grande é tão bonita.
são perfeitas.
bj
Mary
Afinal a tradição ainda é o que era e estas "sogras" estão fabulosas!!
Beijinhos, Lia.
O cão Amonium agradece a atenção que a estimada amiga teve na recolha para a definição de rodilha.
O Pedro Duarte que criou o cão que está nos blogues do Sol também.
De um grande admirador de artesanato, um beijinho.
Olá Clarisse/arte.
Adoro essas rodilhas que mostra aqui.
Só uma curiosidade.As mais pequenas têm assim um "rabinho"?
São os remates das fitas?
São o quê?
Consegue mostrar os pormenores?
Já agora essa vermelha é magestosa!!!
Todas fantásticas.
mjoaokardz@hotmail.com
ADOREI O TEU BLOG, VISITA O MEU É-escritadealbertinapinheiro.blogspot.com,e chama-se, Pico Lindo, força continua, eu sou do Pico Açores cumprimentos.
Enviar um comentário